Mianmar é um país especial e repleto de novidades, especialmente para quem vive no Ocidente, de cultura e costumes tão diferentes. A antiga Birmânia fica ao sul da Ásia continental e é limitada ao norte e nordeste pela China, a noroeste pela Índia e por Bangladesh, a leste pelo Laos, e a sudeste pela Tailândia. É banhada ao sul pelo Mar de Andamão e pelo Canal do Coco, e a oeste pelo Golfo de Bengala.
A esta altura você deve estar se perguntando a razão de todas essas informações. O motivo é simples: se você for para lá vai se deparar com um país que é um misto das culturas chinesa e hindu e que recebe, em menor escala, influência de outras raças e crenças, fato este que vai te ajudar a compreender a multiculturalidade de Mianmar.
Só para te dar uma ideia do isso significa, cerca de 90% da população do país é budista. A religião, porém, não é a única herança cultural recebida pela Terra do Ouro, como Mianmar também é conhecida. Como os seus vizinhos de sudeste asiático – Tailândia e Laos –, o país festeja a chegada do Ano Novo com muita água.
O ritual acontece todo mês de abril, entre os dias 13 e 18. Lembre-se disso se um dia estiver lá nesta época do ano e se proteja para não tomar um banho em plena rua. Os birmanes brindam o início do novo ano jogando baciadas de água em quem encontram pela frente.
Não pense que são pessoas mal-educadas e que este é um gesto gratuito. Ao contrário. A água é considerada por algumas vertentes do budismo como um líquido que simboliza a vida, purifica e traz a renovação para o novo ciclo. Em outras palavras, ser “abençoado” com um banho significa receber bons fluídos para o ano que começa.
Muitas agências e operadoras oferecem roteiros para este fascinante destino. A Avalon Waterways, por exemplo, disponibiliza um seleto cruzeiro (somente 36 passageiros) para Mianmar, navegando pelo Rio Irrawaddy. Com a primeira saída em 29 de outubro de 2015, o pacote tem preço promocional a partir de US$ 5.463 por pessoa (tarifa normal a partir de US$ 6.069), para reservas consolidadas até 1º de agosto deste ano.
A viagem começa em Yangon, antiga Rangoon, em Mianmar. Na cidade é feito um passeio a pé percorrendo as suas principais atrações, além de uma visita ao Shwedagon Pagoda, considerado o pagode mais antigo do mundo. Depois, o programa é navegar pelo Irrawaddy – o maior rio de Mianmar, com origem glacial no Himalaia, para descortinar um mundo de lugares e sabores inusitados e conhecer tradições milenares, santuários luxuosos, florestas de teca e aldeias ribeirinhas. Ao todo 11 cidades são visitadas pelo cruzeiro. Seu preço inclui aéreo/ida e volta entre Yangon e Bhamos, os passeios em terra e as refeições a bordo, com bebidas. Informações: Globus/Avalon Brasil, tel. 0800 761-2525,www.globus.tur.br.