Por Eíria Buso
Quem gosta de aventura, natureza e aprecia a vida outdoor, mas pouco conhece sobre os muitos destinos pelo mundo que oferecem os dois ao mesmo tempo, encontra na Adventure Sports Fair (ASF) a oportunidade do ano para descobrir e entender as diversas possibilidades que existem hoje para se aproximar da vida ao ar livre.
O evento, o principal de esportes e turismo de aventura da América Latina, é a porta de entrada para todos que desejam novas experiências envolvendo a natureza. A 19ª edição acontece entre os dias 19 e 21 de outubro, no Centro de Exposições São Paulo Expo, na Capital paulista.
Durante os três dias, os visitantes terão contato com os representantes de diferentes marcas, como Crosster, Garmin e Nautika, quando poderão tirar dúvidas sobre os equipamentos, os acessórios e as vestimentas necessários para expedições e sobre as particularidades de cada tipo de atividade. Conhecerão ainda as novidades e as tendências do mercado de aventura.
E para decidir a próxima viagem é só passar nos estandes dos destinos. São eles: as cidades de Socorro (SP), Búzios (RJ), Foz do Iguaçu (PR), Gonçalves (MG) e Córrego do Bom Jesus (MG) e os estados do Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Santa Catarina, São Paulo e Rio Grande do Norte. Para representar a América do Sul, o Peru e o Chile. Confira a lista completa de expositores em adventurefair.com.br/expositores.
O evento também conta com atrações interativas que simulam os esportes de ação, ideais para aqueles que querem conhecer e praticar antes de fechar uma atividade de aventura. O Espaço Surf Allmada disponibilizará caiaques e pranchas de stand up paddle em um tanque de remada para lembrar a prática realizada em rios e mares.
Já o Clube Pedra do Baú de Voo Livre permitirá que todos vivenciem experiências nas alturas com o simulador de voo livre, grande novidade desta edição. Sem mencionar a famosa parede de escalada, o concorrido tanque de mergulho e a pista de curling, destaque da edição de 2017, que prometem diversão para toda a família.
Ainda, especialistas, atletas e aventureiros compartilharão as suas experiências em palestras e workshops durante o Adventure Congress e as Oficinas de Aventura, eventos simultâneos e abertos a todos que adquirirem o ingresso para a ASF. São mais de 100 temas, muitos deles focados ao público iniciante.
Pode-se aprender como se tornar um fotógrafo de aventura com o Alberto Andrich, da World Adventure Society; descobrir os melhores setores de escalada esportiva e tradicional do Brasil com Eliseu Frechou, do Montanhismus; e como começar no paraquedismo com Ricardo Pettená, da Skydive University.
Quem preferir, pode aprender as dicas do influenciador digital Ricardo Cardoso sobre viagens com pouco ou nenhum dinheiro. Ou, como realizar trilhas com crianças com a Marcia Tanikawa e o João Carlos Ismael Netto, do site Os Caminhantes; e conhecer os principais destinos nacionais para começar no turismo de aventura com Otávio Lino, da Pisa Trekking.
Os visitantes poderão ainda saber mais sobre iniciação ao mergulho com a Solana Ribeiro, da Scafo SP; como preparar um roteiro de aventura com a Silvia Reali e o Heitor Reali, do site Viramundo e Mundovirado; e até mesmo ter um passo a passo para iniciar na corrida de aventura com Sergio Zolino, da Adventure Camp.
Os ingressos antecipados podem ser adquiridos a partir de R$ 17 no link adventurefair.com.br/ingressos . Já a programação do evento completa pode ser acessada em adventurefair.com.br/programacao2018.
Mais informações: adventurefair.com.br.