Com linguagem fácil, os livros da Coleção Brasileirinhos contam para a garotada um pouco sobre os hábitos e como vivem algumas espécies ameaçadas de extinção em nosso País
Por Fabíola Musarra
Novos brasileirinhos
Lalau, ilustrações de Laurabeatriz, Ed. Cosac Naify.
Integrada por quatro pequenos livros, a coleção apresenta ao público infantojuvenil alguns mamíferos, aves, répteis e insetos que, a cada ano, engrossam as listas de animais em extinção no Brasil. Entre eles, o peixe mero, o besouro serra-pau, a jaguatirica, o sapo-untanha, a araraazul- grande e a corujinha caburé-de-pernambuco. Além de uma ficha técnica explicando como e onde vive e seu hábito alimentar, cada bicho ganha um poema do autor Lalau e uma linda ilustração da artista plástica Laurabeatriz.
A exemplo do terceiro livro da coleção, que incluía um CD contendo oito poemas musicados por Paulo Bira, o quarto “volume” também possui seu próprio CD, só que desta vez ele tem de ser adquirido à parte nas principais lojas das cidades, pelo preço de R$ 19,90. Em cada uma de suas 15 faixas, a participação de um artista para lá de competente: Zeca Baleiro, Marisa Orth, Sérgio Espíndola e Mário Manga. Lançado pela Azul Music, o álbum traz ainda estrelas como Natalia Barros, Susie Mathias, Cris Miguel e Sergio Serrano (ambos da Cia. Ópera na Mala) e Paulo Padilha, entre outros.
As músicas do CD têm ritmos variados. Assim, o urubu-rei ganha um ritmo valseado e a preguiça, uma moda de viola, que depois se transforma em reggae. Por sua vez, o jacaré-de-papo-amarelo, por ser uma espécie típica do Pantanal, é representado por uma guarânia, com direito a viola caipira de Luiz Waack. Já o mico-leão-dourado é brindado com um samba, enquanto o peixe-serra e o tubarão-martelo inspiram um rock.
Com uma linguagem acessível e de fácil compreensão, o livro também vem acompanhado por um jogo de memória para a garotada brincar enquanto aprende sobre a fauna brasileira e os nossos animais em extinção. Todos os quatro “volumes” da coleção têm em média 40 páginas e o custo aproximado é de R$ 40 cada.
Olá Fabiola, Mucho bueno seu blog. Parabéns mesmo!