A exótica beleza da Serra da Canastra, com suas indescritíveis cachoeiras, seus rios, sua fauna e sua flora, inspirou este lançamento
Por Fabíola Musarra
Serra da Canastra
Lester Scalon, Ed. Empresa das Artes, 240 págs., R$ 130.
Você conhece a Serra da Canastra, lá nas Gerais? Não, pois então esse livro é uma oportunidade de conhecer um “tiquim” desse paraíso que se espalha pelos municípios mineiros de Capitólio, Sacramento, Delfinópolis, São João Batista do Glória, Vargem Bonita, São Roque de Minas e Piumhi. A Serra da Canastra abriga um parque nacional. Com mais de 71 mil hectares, ele é o berço do Rio São Francisco. Situado no divisor de águas entre as bacias hidrográficas dos rios Paraná e São Francisco, o lugar foi criado em 1972 para proteger as inúmeras nascentes existentes em seu interior e sua fauna e flora.
Com altitudes que variam entre 900 e 1.460 metros, o parque tem vegetação típica do Cerrado, com pontos de Mata Atlântica. Nessa vastidão de terra convivem várias espécies de flora – são mais de 1.200 plantas, algumas endêmicas e que só brotam ali. Nada mais natural que a Serra da Canastra, com suas inúmeras paisagens repletas de cachoeiras, trilhas, lagos e exóticos animais selvagens, tenha inspirado o fotógrafo Lester Scalon.
muito boa a sua materia parabens
Muito obrigada, fiquei muito feliz com seu comentário. Obrigada mesmo.