As delícias da culinária gaúcha

Além do vinho e do chocolate, a Serra Gaúcha oferece gastronomia de qualidade herdada dos italianos que migraram para o Brasil.

Por José Oswaldo Cascino Cardoso e Agência de Notícias

As cidades da Serra Gaúcha são os destinos mais procurados pelos turistas no Sul do País. Os atrativos vão desde uma população acolhedora, excelência na gastronomia, variada rede de hospedagem e de serviços, natureza exuberante até dezenas de vinícolas importantes, muitas das quais comprometidas com a prática do enoturismo.

Bento Gonçalves faz parte do Vale dos Vinhedos, o principal destino enoturístico do País e patrimônio histórico e cultural do Estado do Rio Grande do Sul. Foto: Divulgação

A cidade de Bento Gonçalves, conhecida como a Capital Brasileira do Vinho, é pioneira na produção vinícola do Brasil, além de ser muito conceituada quanto ao desenvolvimento do enoturismo. Está entre as maiores economias do Estado gaúcho e figura permanentemente na lista de melhores destinos turísticos. Outra vocação de Bento Gonçalves é a de polo moveleiro no Estado, responsável por 25% de todo faturamento do Rio Grande do Sul.

O turista que vai a Bento Gonçalves não pode deixar de conhecer o Vale dos Vinhedos, o principal destino enoturístico do País, ocupando uma área de 72,45 quilômetros quadrados, localizada entre as cidades de Bento Gonçalves, Garibaldi e Monte Belo do Sul. Turistas e amantes do vinho podem se deliciar com dezenas de vinícolas.

Desde 29 de junho de 2012, o Vale dos Vinhedos é oficialmente o patrimônio histórico e cultural do Estado do Rio Grande do Sul. A região foi a primeira produtora de vinhos a conseguir uma Indicação de Procedência (IP) e também a obter uma Denominação de Origem (DO).

Gramado – Conhecida pela hospitalidade, qualidade de vida e infraestrutura urbana, Gramado é uma cidade colonizada por alemães, italianos e portugueses. Cercada pela natureza, é conhecida também pela tradição dos chocolates e produtos artesanais que conquistaram turistas nacionais e estrangeiros.

Uma das cidades mais visitadas do Sul do Brasil, Gramado também é conhecida como a “Suíça brasileira”. Foto: Divulgação

Além do chocolate, Gramado tem a economia apoiada no turismo, nas belezas naturais e na realização de eventos, como o Natal Luz, um dos mais conhecidos do Brasil. Os produtos gramadenses conquistaram o mercado nacional, ganhando o selo de origem “Gramado”, que significa qualidade, charme e bom gosto.

Classificada como um dos destinos mais visitados e seguros do Brasil, Gramado também é conhecida como a “Suíça brasileira”, em função do clima europeu, da arquitetura típica e das manifestações culturais.

Garibaldi –  A cidade também faz parte dos municípios de tradição vinícola da Serra Gaúcha e é conhecida como a “Capital Brasileira do Espumante”. Ela possui uma rota especial com várias vinícolas para visitar, degustar e comprar a bebida, além de integrar o Vale dos Vinhedos.

“Capital Brasileira do Espumante”, Garibaldi oferece passeios e atrações turísticas para todos os gostos. Foto: Divulgação

Embora o município tenha sido colonizado por italianos, também recebeu grande influência da cultura francesa, transmitida pelas congregações religiosas, responsáveis pela educação da população durante décadas. Outra influência recebida pelos habitantes de Garibaldi foi a dos sírio-libaneses, que dominaram o comércio da cidade.

Há uma série de passeios que também agradam aos turistas, como o passeio pela Rua Buarque de Macedo, cuja arquitetura dos edifícios é do século XIX. Há também a Estrada do Sabor, onde se encontram as residências dos agricultores locais, que reúnem boas comidas e bebidas, além de diversas lojas que vendem salames, queijos, pães, geleias, vinhos e espumantes.

Conhecido popularmente como Mirante de Garibaldi, o Mirante Bella Visione (nome oficial) fica localizado no ponto mais alto da cidade, a Praça da Ermida Nossa Senhora de Fátima, onde os visitantes têm uma visão panorâmica de toda a cidade.

Gastronomia típica italiana – Quem vai a Garibaldi, Bento Gonçalves e Gramado não pode deixar de saborear a gastronomia presente nesses três municípios, quer nos restaurantes na cidade, quer nas áreas rurais próximas. Muitos se apresentam com conceitos diferentes: cozinha italiana, slow food, orgânicos e aqueles em que tudo é feito na brasa.

Di Paolo: refeições para toda a família. Foto: Divulgação

A Galeteria Di Paolo é referência nacional na culinária típica italiana da Serra Gaúcha e roteiro obrigatório aos que buscam aproveitar os prazeres e encantos de Garibaldi (Rodovia BR-470, Km 221,6, Castelo Benvenutti), Bento Gonçalves (Rodovia BR-470, Km 217) e de Gramado (Rua Garibaldi, 23, Centro).

Seus restaurantes têm como ponto alto do cardápio o galeto ao primo canto. A iguaria, assada na brasa de carvão, fica crocante por fora e suculenta por dentro. O prato acumula prêmios e reconhecimentos nacionais.

O galeto bem  douradinho já faz parte do tradicional cardápio da casa. Foto: Tadeu Brunelli

No galeto Di Paolo o visitante vive uma experiência sem igual, que harmoniza com seus melhores momentos. Além do galeto ao primo canto, o menu do Di Paolo inclui grelhados (linguiça suína, entrecot, filé mignon, picanha, carne suína, cordeiro e filé de peixe) e massas (espaguete, tortéi, nhoque, nero bianco e tagliarini).

Completam o meno os molhos (tradicional, tomate seco, funghi, noccioli, quatro queijos, alho e óleo, al pesto e bolognese), a polenta na chapa, a polenta frita, o queijo grelhado, a salada de batata com maionese,o  radicci com bacon, a salada siciliana, o tomate especial e as sobremesas da casa (pudim de leite condensado, sagu com creme e ambrosia).

 

Crédito da foto de abertura do texto: Divulgação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

%d blogueiros gostam disto: