Tá nervoso? Vá pescar!

A frase acima resume bem o espírito zen que é a principal característica do Pesqueiro 2 Irmãs R&R, na cidade paulista de Espírito Santo do Pinhal, a 200 quilômetros de São Paulo.

Por José Oswaldo Cascino Cardoso

A dois quilômetros do centro de Espírito Santo do Pinhal – 500 metros em estrada de terra –, o Pesqueiro 2 Irmãs R&R é um verdadeiro oásis para o lazer das famílias e principalmente dos pescadores. Jogar a isca no lago, esperar o peixe fisgar e puxar para a superfície é a sequência de atitudes terapêuticas que fazem do local um paraíso zen.

Pescaria em harmonia com a natureza no Duas Irmãs. Foto: José Oswaldo Cascino Cardoso

O Pesqueiro 2 Irmãs R&R dá ao pescador a oportunidade de escolher entre a pesca esportiva e a pesca convencional. A diferença é que na pesca convencional o pescador leva todo peixe que pescar (e paga por quilo pescado), enquanto na pesca esportiva, o pescador pesca, tira fotos e, se quiser, devolve o peixe ao lago.

Num local extremamente bucólico, todo o entorno é carregado de muito verde e de pequenos sítios com plantações de verduras. Enquanto acontece a pesca (esportiva ou convencional), os demais membros da família ou dos amigos podem saborear um almoço caseiro ou porções de peixes, de batatas, de polenta frita, sempre acompanhadas por geladíssimas cervejas, refrigerantes ou suco de laranja.

Na entrada do pesqueiro, a filosofia da casa. Foto: José Oswaldo Cascino Cardoso

O pesqueiro é também o local de encontro de violeiros e cavaleiros típicos da região. Periodicamente o 2 Irmãs R&R oferece aos visitantes uma deliciosa costela assada do fogo de chão.

Pescoterapia: uma vara, linha, anzol, isca e muita paz ao redor. Foto: José Oswaldo Cascino Cardoso

O empreendimento é administrado há três anos pelas irmãs Regina e Rosa Garcia, daí o nome 2 Irmãs R&R. Segundo Regina­­, “nossa intenção ao administrar o pesqueiro era tornar o ambiente agradável e acessível para as famílias e para os pescadores da região”. Seu objetivo foi totalmente alcançado. Hoje, o pesqueiro recebe, nos finais de semana, centenas de clientes formados por pescadores, turistas e amigos.

Baixo custo, alta qualidade – A porção de tilápia – o carro-chefe do pesqueiro – é o prato de maior consumo do cardápio. Com o lago bem à margem do restaurante, é possível, por exemplo, os colaboradores pescarem uma tilápia, limpá-la, empaná-la e fritá-la, em poucos minutos. Isso permite que o peixe esteja sempre bem fresco e que, mesmo que acabe o estoque, ele não falte à mesa do cliente.

Filé de tilápia, carro-chefe do pesqueiro. Foto: Sushirens

Outras porções bastante pedidas são costelinha do pacu, lambari, batata frita, mandioca frita, polenta frita, torresmo e anéis de cebola. Além das porções, o pesqueiro serve o almoço completo, com arroz, feijão, macarrão, batatas fritas, polenta frita, mandioca frita e salada.

Tilápia, um dos habitantes do lago do Pesqueiro 2 Irmãs R&R. Foto: Facebook

Zen – O ambiente do pesqueiro é de pura paz e de profundo contato com a natureza. A ampla lâmina d’água só é quebrada pelos anzóis que são arremessados frequentemente pelas varas dos pescadores e pelas bocas dos peixes que sobem à superfície para buscar alimentos e ar puro.

Uma partida de bilhar nos intervalos da pescaria. Foto: José Oswaldo Cascino Cardoso

Os pescadores, como a atividade requer, ficam comos  seus equipamentos sentados à margem do lago esperando, pacientemente, a fisgada de um graúdo peixe. Quer  uma terapia mais relaxante do que esta?

SERVIÇO

Pesqueiro 2 Irmãs R&R: SP 346 Km 203, Espírito  Santo do Pinhal (SP).  Seguir até a rotatória e seguir as placas indicando o local.

 

Crédito da abertura do texto: Hotel La Argentina

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

%d blogueiros gostam disto: