Osterfest acontece em Pomerode e segue até o mês de abril 

Depois de ter sido cancelada nos últimos dois anos, a festa de Páscoa teve seu calendário antecipado para o Carnaval, quando foi aberta ao público. Em sua 14ª edição, o evento, que acontece na graciosa cidade do Vale do Itajaí, em Santa Catarina, é gratuito e  só termina dia 17 de abril. 

Por José Oswaldo Cascino Cardoso com Agência de Notícias

A Osterfest é a festa de Páscoa que anualmente acontece todo o mês de abril em Pomerode, Santa Catarina. Porém, depois de ter sido cancelado nos dois últimos anos  devido ao surgimento do Covid-19, o evento foi  antecipado para o Carnaval,  quando foi aberto ao público, com uma divertida programação que só termina no dia 17 de abril. Realizada no Centro Cultural de Pomerode, a tradicional festa celebrada pelos imigrantes alemães há mais de 150 anos tem entrada gratuita e está aberta aos visitantes de quinta-feira a domingo, das 10h às 20h.

A Osterfest, tradicional festa alemã, celebra a Páscoa. Foto: Casa de Doda

Em sua 14ª  edição, a Osterfest, ou Festa da Páscoa, traz como atrações principais a árvore Osterbaum com mais de 100 mil casquinhas naturais de ovos pintadas e o ovo de Páscoa decorado com mais de 15 metros de altura, que este ano homenageia a técnica Bauernmalerei. Ambas atrações colocaram Pomerode, cidade distante 150 quilômetros da capital Florianópolis, no Livro dos Recordes, o Guinness Wolrd Records.

A estrutura do evento conta ainda com a Ostermarkt (feira que reúne produtos de artesanato da região), a Toca do Coelho Karsten (com uma casa montada para o coelhinho da Páscoa), a Casa dos Doces Mueller (com bolachas e doces locais), os chocolates da Nugali Chocolates e uma praça de alimentação com opções gastronômicas locais. Entre as atividades, é possível participar da pintura de casquinhas de ovos, pintura de bolachas, costura de coelhos de pano, confecção de cestas de Páscoa e competições típicas.

Os galhos da árvore são enfeitados com mais de 100 mil cascas de ovos pintadas. Foto: Jopavi Turismo

Para Manfredo Goede, presidente da Associação Visite Pomerode (Avip), organizadora do evento, o clima da feira é extremamente familiar. “Tudo é muito genuíno, transparecendo o que acontece nas nossas casas. Os visitantes sentem isso tanto passeando pela cidade quanto conversando com quem trabalha no evento. E isso encanta”, considera. Vale lembrar  que a Osterfest nasceu inspirada por uma tradição alemã, segundo a qual as famílias enfeitam árvores com cascas de ovos na Páscoa. Esta árvore chama-se Osterbaum e representa a morte de Jesus Cristo na cruz, enquanto os ovos coloridos simbolizam a sua ressurreição.

Para a realização da Osterfest e para proporcionar mais segurança aos seus visitantes, diversos cuidados foram tomados pelos organizadores da Avip. Além da ampliação das datas, pela primeira vez, o evento tem controle de acesso. O espaço não está com mais de 40% da capacidade de ocupação do Centro Cultural de Pomerode. Seguindo determinações do Governo de Santa Catarina, na entrada da festa, é preciso apresentar o comprovante de vacinação contra o Covid-19 com duas doses para maiores de 18 anos e com pelo menos uma dose para crianças a partir de 12 anos.

A simbologia retrata os galhos secos da Osterbaum como a tristeza pela morte de Jesus Cristo. Já os ovos são a alegria pela ressurreição e lembram a vida, o recomeço. Foto: Casa de Doda

Quem for participar da festa, pode ainda apresentar na entrada um exame negativo RT-PCR de coronavírus realizado nas últimas 72 horas ou o teste antígeno feito nas últimas 48 horas. O uso de máscaras continua obrigatório e a organização está orientando os visitantes a respeito dos cuidados.

Pomerode – O pequeno município de Pomerode, em Santa Catarina, tem uma população de pouco mais de 34 mil habitantes, quase a totalidade de origem alemã – nas ruas é bastante  comum ouvir os  moradores falando esse idioma. A ancestralidade germânica conferiu ao município catarinense o título de a cidade mais alemã do Brasil. Pomerode é ainda muito jovem: foi fundada em 21 de janeiro de 1959, portanto tem apenas 63 anos de idade. Está localizada na mesorregião do Vale do Itajaí e na microrregião de Blumenau. O município está a 58 metros de altitude em relação ao nível do mar.

As estruturas de madeira das casas em enxaimel são construídas sem pregos e parafusos, apenas com encaixes. Foto: Rota do Enxaimel

Pomerode tem como uma de suas constelações as casas construídas em enxaimel, técnica  trazida pelos imigrantes alemães. Elas podem ser conhecidas em um passeio pela Rota do Enxaimel, a maior concentração de casas  enxaimel fora da Europa. São cerca de 50 casas ao longo de 16 quilômetros, em um percurso tombado como patrimônio paisagístico pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). Na técnica enxaimel, as estruturas de madeira são construídas sem nenhum prego ou parafuso, apenas com encaixes.

SERVIÇO
14ª Osterfest: Centro Cultural de Pomerode (SC). Até 17 de abril, de quinta-feira a domingo, das 10h às 20h. Entrada gratuita. Mas, para acesso ao evento, é necessário apresentar o comprovante de vacinação ou teste negativo de Covid-19.

Crédito da abertura do texto: Ovo decorado e o coelho esperam pelos visitantes na 14ª Osterfest. Foto: Daniel Zimmermann/Divulgação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

%d blogueiros gostam disto: