Costa Firenze tem inspiração no Renascimento florentino

Por Fabíola Musarra/Agência de Notícias

Simbolizando um passo adiante no reinício da indústria de cruzeiros, o navio está programado para navegar pelo Mediterrâneo até outubro de 2021, quando segue para roteiros pela Ásia.

O Costa Firenze fará dois itinerários diferentes pelo Mediterrâneo Ocidental. Foto: Divulgação

A Costa Crociere, companhia de cruzeiros líder na Europa e integrante da Carnival Corporation, recebeu hoje, 22 de dezembro, seu novo navio Costa Firenze. Projetado e construído pelo Estaleiro Fincantieri, em Marghera, Itália, o navio é inspirado no Renascimento florentino. A cerimônia de entrega ocorreu em formato totalmente digital.

Com 135.500 toneladas e capacidade para mais de 5.200 hóspedes, o Costa Firenze é o quarto navio a ser entregue no plano de expansão do Grupo Costa, que prevê investimento de mais de 6 bilhões de euros em sete novos navios até 2023. Três navios ainda serão lançados pelo grupo, formado pelas marcas Costa Cruzeiros, Aida Cruises e Costa Ásia.

Dos 14 navios que atualmente operam na frota da Costa Cruzeiros, 11 foram construídos pelo Estaleiro Fincantieri. A sólida relação entre as duas empresas representa uma significativa contribuição para a economia italiana, além da garantia de emprego para milhares de funcionários, tanto nos estaleiros quanto nas empresas fundamentais para a construção do interior de um navio.

A decoração de um dos ambientes do interior do novo navio. Foto: Divulgação

“A entrega do novo navio é um sinal de esperança e recomeço para todo o setor de cruzeiros e de turismo. Este navio representa a prova mais tangível da vontade do nosso grupo de reiniciar. Esperamos que, em breve, as pessoas possam viajar novamente e que mais navios possam realizar viagens e contribuir para a revitalização do turismo na Itália, na Europa e no mundo”, afirma Michael Thamm, CEO do Grupo Costa & Carnival Ásia.

“Olhando para além da pandemia, o objetivo da Costa é projetar um futuro sustentável e com zero emissão para a indústria de cruzeiros. Nossa parceria de longa duração com a Fincantieri leva ambas as empresas para um roteiro em busca deste objetivo ambicioso, mas essencial”, completa Thamm.

Giuseppe Bono, CEO da Fincantieri, afirma que o “Costa Firenze é o terceiro navio de cruzeiro que a empresa entrega desde setembro. E estamos satisfeitos que o nome desta unidade lembra uma das mais famosas cidades de arte na Itália e no mundo. A entrega é um momento importante e demonstra, de maneira concreta, o retorno da Costa Cruzeiros à normalização de sua atividade de produção”.

Segundo o executivo, a situação financeira e econômica da Fincantieri não mudou significativamente em comparação com o que foi comunicado pelo estaleiro  nos trimestres anteriores. A empresa tem se mostrado resiliente, evitando o cancelamento de encomendas e estreitando o relacionamento com os clientes do setor de cruzeiros.

“Somos uma empresa em crescimento, ganhamos reputação internacional e confiabilidade, o que mostra aos clientes que podem contar conosco para desenvolver seus projetos, com garantia de visibilidade em pedidos de longo prazo, com oportunidades para aumentar a eficiência, a produtividade e a lucratividade”, afirma Bono.

Piscina coberta do navio projetado e construído pelo Estaleiro Fincantieri. Foto: Divulgação

Para Mario Zanetti, CEO do Grupo Costa e presidente do Grupo Costa Ásia, o Costa Firenze é um excelente embaixador do estilo italiano de navegar. Inspirado em uma cidade icônica, que representa a arte, o gosto e o requinte do Renascimento no imaginário coletivo mundial, mostra a beleza florentina aos hóspedes de todo o mundo, em mares da Europa à Ásia. “Projetamos esse navio para oferecer aos nossos hóspedes uma experiência única, que vai agradar à família toda com a variedade de entretenimento e serviços a bordo”, diz Zanetti.

O design interno do Costa Firenze é uma celebração à cidade toscana de Florença, berço da arte e cultura renascentista. Os espaços comuns refletem a harmonia de um passeio por uma rua ou praça florentina, até na escolha das cores. A oferta gastronômica se baseia na excelente culinária mediterrânea, com uma vasta oferta de opções de pratos, garantida por 13 bares e sete restaurantes.

Um dos restaurantes do Costa Firenze, com decoração inspirada na icônica cidade italiana de Florença. Foto: Divulgação

Sustentabilidade – O projeto Costa Firenze promove atenção especial aos aspectos de sustentabilidade. Seu excelente desempenho ambiental foi reconhecido pelo Rina, empresa com mais de 150 anos, responsável por testes, inspeção, certificação e classificação de navios, na categoria Green Star 3, uma notação voluntária que cobre todos os principais aspectos do impacto ambiental de um navio e requer proteção e prevenção máximas em áreas como resíduos, águas cinzas e negras, óleo de máquinas, CO2, ozônio, gases de efeito estufa, material particulado, óxidos de enxofre, nitrogênio e água de lastro, entre outros.

Além de respeitar o cumprimento de diversas normas de sustentabilidade ambiental, a certificação reconhece também as soluções de design e procedimentos operacionais que a Costa implementou voluntariamente, tanto na construção como na navegação, com o objetivo de superar os requisitos de proteção ambiental das normas internacionais.

O Costa Firenze navegará pela primeira vez em 2021, e terá dois itinerários diferentes pelo Mediterrâneo Ocidental, com duração de uma semana cada. O primeiro itinerário, disponível a partir de 28 de fevereiro de 2021, inclui os destinos italianos de Gênova, La Spezia – com excursões também partindo para Florença – e Nápoles, além de Valência, Barcelona e Marselha.

O segundo roteiro, disponível de maio a outubro de 2021, inclui Gênova e Civitavecchia, com excursões a Roma, além de Nápoles, Ibiza, Barcelona e Marselha. A partir de outubro de 2021, o navio segue para a Ásia, onde se junta ao navio irmão, Costa Venezia.

 

Crédito da foto de  abertura do texto: Divulgação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

%d blogueiros gostam disto: