Quem aprecia um uísque de excelente qualidade, não tem como falar do assunto sem mencionar os escoceses. Além da hipnotizante beleza de suas memoráveis paisagens, o país abriga dezenas de destilarias. Vale a pena conhecer uma delas.
Por Fabíola Musarra
Produzido na Escócia há séculos, o uísque é ainda a bebida nacional e o produto mais exportado do país. Seus sabores distintos e variados são fortemente influenciados pelas regiões onde são feitos. Chamado de “uisge beatha” em gaélico, que pode ser traduzido como “água da vida”, o uísque é fabricado em mais de 120 destilarias em toda a Escócia, cada uma delas oferecendo sabores únicos e diferenciados da bebida.
No processo de destilação a arte está no detalhe: na nascente da água, na origem da madeira do barril, na proximidade do mar ou no clima das montanhas – cada elemento agrega um toque de sabor à bebida. Cores e sabores à parte, as destilarias escocesas estão espalhadas em cinco principais regiões produtoras: Speyside, Islay, Campbeltown, Highland e Lowland. Se você estiver por perto e tiver um tempo livre, vá conhecer uma delas, saboreando o bom e velho malte em uma visita grande estilo.
Mas, ao contrário, se você está em Edimburgo, a sua agenda está corrida e ainda assim deseja aprender um pouco sobre a história da bebida preferida dos escoceses, a dica é Scotch Whisky Experience (www.scotchwhiskyexperience.co.uk). Situada ao lado do Castelo de Edimburgo, a casa é uma espécie de museu interativo que explica as etapas do processo de destilação com tours muito interessantes.
É lugar ótimo para quem acaba de chegar e ainda não conhece muito sobre o assunto. O tour passa por uma réplica de destilaria e o melhor: o guia de áudio está em português. Se quiser provar uísques das diferentes regiões da Escócia, escolha o tour que dá direito à degustação.
As destilarias
A fonte de água ou mesmo a presença de turfa em uma região têm enorme influência no sabor do uísque nela produzido. Cada uma das cinco regiões produtoras de uísque tem inúmeras destilarias para explorar – e degustar seu produto. Elas são a desculpa perfeita para explorar o bucólico interior da Escócia.
Antes de ir, porém, é ideal saber que é proibido dirigir após o consumo de álcool na Escócia. Então, a melhor coisa a fazer é contratar um tour do tipo excursão. Ou, chamar aquele amigo que não bebe para dirigir o carro. Empresas como a Rabbies (www.rabbies.com) e a Highland Explorer (www.highlandexplorertours.com) oferecem passeios que te levam não só às grandes destilarias, mas também às menores, onde os processos são mais artesanais.
Estas últimas são as favoritas da maioria dos escoceses, que valorizam bastante os pequenos fabricantes. Há opções de excursões saindo de Edimburgo, Glasgow e Inverness. Vale também consultar o seu agente de viagens aqui no Brasil – há muitos pacotes disponíveis para grupos pequenos. Agora que já sabe disso, confira as principais regiões produtoras de uísque do país:
Speyside
Lar de 50 destilarias – a maior quantidade das cinco regiões –, Speyside é famosa pelos seus finíssimos uísques de malte. A região é a mais seca e quente da Escócia. Está localizada entre as Highlands a oeste, as fazendas de Aberdeenshire a leste e a beleza do Cairngorms National Park ao norte. São condições perfeitas para o cultivo da cevada, que é “beneficiado” pelas águas da montanha, resultando em alguns dos uísques de malte mais amados do mundo.
Se puder também vá conhecer a Malt Whisky Trail, a única trilha do gênero no mundo. Situada no coração da deslumbrante Speyside, ela conduz a sete destilarias, incluindo a Cardhu (Johnny Walker), a Glenfiddich, a Glenlivet e a Strathisla (Chivas Regal) e a destilaria histórica Dallas Dhu, além da Speyside Cooperage, a única cooperativa britânica do setor.
Islay
Pequena ilha nas Inner Hebrides, perto da costa oeste da Escócia, Islay tem nove destilarias que produzem um delicioso uísque escocês single malt. Abriga também uma das mais antigas destilarias do país, a Bowmore, que começou a funcionar em 1779. Como a ilha é coberta de turfa, ela é colhida e usada no processo de destilação para criar uísques com sabores característicos, oleosos e defumados.
Islay é um centro de “turismo de uísque” e, todos os anos na última semana de maio, é palco de festival de malte e música conhecido como Fèis Ìle, com eventos e degustações que celebram a herança cultural da ilha.
Lowland
Um uísque com tons mais claros e florais é produzido na região da planície (ou lowland) que reflete as paisagens onduladas do sul da Escócia. A mais acessível das regiões produtoras de uísque, dadas as suas rotas de viagem para Edimburgo e Glasgow, é também a casa de uma série de novas destilarias.
Campbeltown
Embora seja a menor região produtora de uísque da Escócia, a qualidade dos single malts criados em suas três destilarias (a mais antiga é a Springbank, fundada em 1828, e a mais popular, a Springbank) é tão elevada que seus sabores são apreciados pelos amantes de uísque do mundo todo. Sem contar que as destilarias situam-se na costeira da região – na belíssima e remota Península de Kintyre, no oeste de Argyll.
Highlands
Cobrindo uma vasta extensão da Escócia, a região de uísque das Highlands abriga 47 destilarias. A mais antiga e famosa delas é Glenturret. A região produz bebida com uma gama diversificada de sabores, refletindo os litorais escarpados, as paisagens em constante mudança, as montanhas e as dinâmicas condições climáticas.
Fotos: Pixabay, Visit Britain e Wikemedia