Brejetuba, no Espírito Santo, é palco do Festival do Maior Café do Mundo

Até domingo, a cidade capixaba vai preparar e servir aos visitantes um cafezinho da melhor qualidade. A bebida será passada em um coador gigante, podendo ser degustada nesta festa que já faz parte do calendário turístico do Estado.

 

Por Fabíola Musarra

 

Café - Foto Site Manual Humano.jpgFoto: site Manual Humano

 

É praticamente impossível encontrar alguém que não goste de um bom cafezinho. Se ele for preparado à moda antiga, melhor ainda. Se você faz parte dos adeptos dos “viciados” nesta bebida que é um patrimônio brasileiro, essa dica é para você: de amanhã até o dia 30 de outubro, Brejetuba, na região das serras do Espírito Santo, promove o Festival do Maior Café do Mundo.

O evento, já tradicional no calendário turístico das Montanhas Capixabas, pretende atrair gente de todo o Brasil, repetindo o sucesso do ano passado, quando foram coados e servidos 8.260 litros de café a milhares de visitantes. Na oportunidade, os presentes puderam testemunhar o momento mágico da coagem do Maior Café Coado do Mundo.

 

Maior cafe do mundo. Brejetuba - Espirito Santo (1)

 

A exemplo de 2017, nesta edição também deverão ser utilizados mais de 500 quilos de pó de café arábica especial e um caminhão de água quente. Em seguida, a bebida será coada em um enorme coador de pano de 2,5 metros e o café será depositado em uma xícara gigante, podendo ser saboreado pelas pessoas presentes.

O evento, que faz parte do Calendário Turístico das Montanhas Capixabas, visa à disseminação e preservação das tradições culturais da região, bem como o fortalecimento da identidade de Brejetuba, reconhecida como a “Capital Estadual do Café Arábica”, título que vem se consolidando nacionalmente a partir do know how e conteúdo produzido pelos técnicos e cafeicultores da região.

 

Maior cafe do mundo. Brejetuba - Espirito Santo (2)

 

Brejetuba, assim como as cidades vizinhas que compartilham o ar puro das montanhas do Espírito Santo, concentram um grande número de fazendas produtoras de café, considerado como um dos melhores produzidos no País. Especialistas do mundo inteiro chegam à região em busca do diferencial que é trabalhado pelos produtores em suas propriedades, onde prevalecem a cafeicultura de sucessão familiar e a sustentabilidade no campo, desde o plantio até a xícara.

 

Festival - programação

 

Se você ficou interessado, corra que ainda dá tempo de curtir um final de semana diferente.  Brejetuba fica a 150 km da capital Vitória. Além da coagem do café, o evento tem uma programação cultural e de entretenimento. Para saber mais, acesse: www.brejetuba.es.gov.br/noticia/ler/239/festival-do-maior-cafe-do-mundo.

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: