Baleias jubarte são atração à parte do litoral brasileiro

De julho a novembro é possível observar os dóceis mamíferos marinhos, sobretudo na costa da Bahia e do Espírito Santo. O espetáculo é de absoluto encantamento.

 

Por Fabíola Musarra

Fotos: André Pessoa

 

cumuru.jpg

 

Quando o calendário aponta os primeiros dias de Inverno no Hemisfério Sul, o litoral brasileiro, sobretudo, o que banha os estados da Bahia e do Espírito Santo, se transforma em um show de sons, vida e cores. É julho e, até o mês de novembro, as águas quentinhas que banham a costa tupiniquim serão o lar das baleias jubarte, o lugar onde se reproduzem e o berço de seus filhotinhos. Vindos da Antártida, esses dóceis mamíferos todos os anos repetem esse ritual mágico comandado pela natureza.

 

Cumuruxatiba_-_BA.JPGCumuruxatiba, em Prado, no litoral sul da Bahia, onde as jubartes também podem ser vistas. Foto: Wikimédia

 

O espetáculo termina em novembro, quando as jubarte e seus filhotes retornam à Antártida.  Como o período de acasalamento não terminou, você ainda tem tempo de se emocionar vendo uma mamãe jubarte cuidar de seu bebê, brincando e fazendo estripulias com ele em alto mar. Observar e se encantar, é claro. Não há quem não se comova ao ver de perto um animal tão grande – mas ao mesmo tempo tão dócil – fazendo peripécias em pleno mar.

 

Cumuru 020.jpg

 

Se ficou interessado, o principal endereço é o Banco dos Abrolhos, o maior berço reprodutivo do Atlântico Sul. Abrolhos fica na região costeira da Bahia, onde as demais vilas e cidades que por ali se espalham também são um passaporte com direito a ver esses gigantescos e meigos animais marinhos. Na região da Praia do Forte, por exemplo, o Tivoli Ecoresort é um dos pontos de embarque para você se encantar durante um whalewatching, a observação de baleias, em seu habitat natural.

 

baleia jubarte - mãe e filhote na Bahia.jpg

 

Com o apoio e com a orientação do Instituto Baleia Jubarte, o hotel disponibiliza diariamente aos seus hóspedes duas formas de viver essa experiência mágica: a baleiada feita em lancha  com capacidade para até seis pessoas. E a segunda: o passeio de escuna para observação de baleias.

 

Cumuruxatiba.jpg

 

Essa aventura inclui uma palestra educativa de 30 minutos no Centro de Visitante do Projeto Jubarte, onde você vai aprender um pouco sobre a vida e o comportamento das baleias. Já a bordo, o passeio com capacidade de até 35 pessoas conta com guia ambientalista bilíngue e mini bufê de frutas típicas e água mineral.

 

Jubarte VI.jpg

 

Além de possibilidade de assistir a dança das baleias, o Tivoli Ecoresort Praia do Forte oferece estrutura de piscinas, SPA, fitness center, clube infantil com parque aquático, serviço de baby sitter, baby copa, quatro quadras de tênis, quadra de vôlei de areia, campo de futebol e anfiteatro. Todos os seus apartamentos e suítes têm varandas com vista para o mar. O resort fica na Praia do Forte, Avenida do Farol s/nº, Bahia, tel. (71) 3676 4000, site www.tivolihotels.com.

 

Jubarte - Foto Projeto Jubarte

 

Ainda na Bahia – No Brasil, a observação de baleias é regulamentada por uma portaria do Ibama que estabelece normas para prevenir e coibir o molestamento intencional de cetáceos em águas jurisdicionais brasileiras. Na Praia do Forte, o Projeto Jubarte monitora estes passeios, conscientiza operadores e guias sobre a importância de se respeitar as regras que garantam o bem-estar das jubartes e também de outras espécies marinhas.

 

Praia barra do Cahy.jpg

A instituição baiana de preservação da espécie marinha mantém parcerias com operadoras em outras cidades do Estado.  Se você estiver em uma delas, é deseja fazer um passeio para a observação responsável das jubartes, anote os contatos:

 

Árvore na maré baixa em Cumuruxatiba - Bahia - Foto Wikimedia.jpg

 

SALVADOR:

Ricardo Guimarães, tel. (71) 99654 9250

Shark Dive: tel. (71) 3241 7690, site  www.sharkdive.com.br

Dive Bahia: tel. (71) 3241 3820, site www.divebahia.com.br

PRAIA DO FORTE: 

Portomar: tel. (71) 3676 0101, site www.portomar.com.br

Praia do Forte Turismo: tel. (71) 3676 1192, site www.praiadoforteturismo.com.br

Carcará Ecotours: tels. (71) 99647 5253 e (71) 99100 4475, facebook: Carcará

EcotoursEmytour: tel. (71) 99711 1542, site www.emytour.com.br

MORRO DE SÃO PAULO:
Rota Tropical: tel. (75) 3652 1551, site www.morrodesaopaulobrasil.com.br

ITACARÉ:
Itajubarte: tel. (73) 9122-2810, e-mail divesilva@yahoo.com.br
Eco Trip: tel (73) 3251 2191, site www.ecotrip.tur.br

BARRA GRANDE:
13 Sul: tel. (73) 3258 6122, site www.13sul.com

PORTO SEGURO:
Cia do Mar: tel. (73) 8802 1110, site www.ciadomar.com

CARAVELAS:
Horizonte Aberto: tel. (73) 3297 1474, site www.horizonteaberto.com.br
Apecatur Expedições: tel.  (73) 3297 1751, site www.apecatuexpedicoes.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

%d blogueiros gostam disto: