Jardim de Burle Marx é o charme a mais do Hotel Turismo em Rio Quente

Jardim-Burle-Marx-1.jpg

Vista lateral do jardim projetado por Burle Marx. Foto: Caroline de Oliveira.

No centro-oeste do Brasil, a cerca de 170 quilômetros de Goiânia, a capital de Goiás, pulsa Rio Quente, jovem cidade “banhada” pelo rio que a ela empresta seu nome e onde fica o maior complexo de águas hidrotermais do planeta

Por Fabíola Musarra

Localizado em Rio Quente e distante cerca de 30 quilômetros de Caldas Novas, o Rio Quente Resorts ocupa um espaço de 497 mil m² em meio à exuberante natureza do cerrado brasileiro, por onde estão espalhados sete hotéis, totalizando mais de 1.200 apartamentos. Entre eles, o Hotel Turismo, uma boa opção de hospedagem para quem pensa em passar uns dias lá.

Rio Quente Resorts - Fachada do Hotel Turismo - Foto - Site Macetes de Mãe

Fachada do Hotel Turismo no Rio Quente Resorts – Foto: Site Macetes de Mãe. 

O hotel está bem próximo ao Hot Park e ao Parque das Fontes, sem ter o tumulto e burburinho do Hotel Pousada, o primeiro a ser construído e o mais popular de todos. E se o Hot Park é, por si só, o grande chamariz do resort, o parque é o seu principal postal, especialmente à noite quando é tingido por mágica iluminação.

Parque das Fontes - Rio Quente Resorts

O Parque das Fontes abriga oito piscinas naturais de águas termais, correntes e incrivelmente quentinhas. Elas se formam a partir das 18 nascentes que em seu solo brotam e cujas águas são renovadas a cada 20 minutos – ao lado delas, corre o Rio Quente, que nasce na Serra de Caldas.

O parque adota o conceito after six, mantendo uma programação 24 horas por dia. Lugar mágico, abriga ainda duchas, saunas e poços de águas termais, que são circundados pela vegetação ribeirinha nativa do Rio Quente, de onde aliás as águas são captadas.

Rio Quente - Wikimedia.jpg

Ideal para quem quer relaxar e ao mesmo tempo curtir a natureza, o parque tem em suas piscinas naturais o seu ponto alto – nada mais incrível do que tomar um banho quentinho, no meio de um bar molhado, apreciando a hipnotizante paisagem ao redor, enquanto os pés tocam no leito de um rio.

Bar Molhado em piscina natural do Rio Quente Resort. Banhos com os pés no leito do rio..jpg

Bar molhado em piscina natural do Rio Quente Resort. Banhos com os pés no leito do rio.

Mas, antes de você poder desfrutar desta e das demais atrações do Rio Quente Resorts, é bom programar a sua hospedagem. Como já havia dito, o Hotel Turismo é uma alternativa. Com um caprichado jardim concebido por Burle Marx, foi inaugurado em 1977 e repaginado em 2014, exibindo um visual clean e contemporâneo, marcado por linhas retas e cores claras.

serra-de-caldas-elis

O Hotel Turismo fica aos pés da Serra de Caldas, oferecendo aos seus  hóspedes uma paisagem cinematográfica.

Se interiormente a sua decoração é impecável, o seu exterior é abraçado pelo verde, oferecendo uma cinematográfica vista para a Serra de Caldas. Conta ainda com um amplo espaço para lazer, lago para pesca, duas piscinas de adultos, bar molhado e estacionamento gratuito para hóspedes com manobrista.

Hotel-Turismo- Piscina.jpg

Umas das piscinas de águas quentinhas do empreendimento. Foto: Caroline de Oliveira.

Com 148 quartos, o hotel disponibiliza quatro opções de hospedagem: a Superior (com uma cama de casal, uma cama de solteiro e outra extra), a Família (com duas camas king), a Master (dois ambientes decorados com uma cama de casal, sofá-cama para duas pessoas e jacuzzi) e a Presidencial, duplex com dois quartos, uma cama de casal, duas de solteiro, cama extra e jacuzzi.

Hotel-Turismo- quarto.jpg

Quarto com capacidade para acomodar quatro pessoas. Foto: Caroline de Oliveira.

Todas as acomodações estão equipadas com ar climatizado, tevê a cabo, frigobar, bancada para computador, telefone, cofre eletrônico, secador de cabelo, amenidades de banho e wi-fi gratuito. O empreendimento também possui a copa da mamãe, um espaço com fogão, micro-ondas e utensílios para preparar a alimentação dos bebês.

Sabores – No Hotel Turismo, as refeições são feitas no Restaurante Pequi, que serve um variado bufê no café da manhã, com frutas, iogurtes, frios, pães, bolos, omeletes e tapiocas… No almoço, há variedade de saladas, pratos quentes e sobremesas. No jantar, o restaurante funciona com serviço à la carte.

Restaurante-Pequi.jpg

Bufê de sobremesas do Restaurante Pequi, no Hotel Turismo. Foto: Caroline de Oliveira.

Quer no almoço, quer no jantar, o menu do restaurante sempre inclui o sabor da boa comida caseira e receitas típicas da gastronomia regional, como os empadões, o peixe na telha e na brasa e os preparados com frutos do cerrado, como o pequi.

Esse fruto nativo neste pedacinho do País, ao lado de outros conterrâneos, a guariroba e o baru, surge no arroz goiano e na galinhada com pequi, além de ser empregado no preparo de sobremesas, como o doce de leite com pequi. Também é o principal ingrediente de cachaças e licores por ali produzidos.

peixe-na-telha-prato-típico em goiás.jpg

Peixe assado na telha, um dos pratos típicos da gastronomia da região.

Se não bastasse a localização privilegiada e as tentações gastronômicas oferecidas pelo seu restaurante, a hospedagem no Hotel Turismo é um passaporte ao Rio Quente Resort, o único do País a oferecer três parques – além do Parque das Fontes, abriga o Eko Aventura Park e o Hot Park, maior parque aquático de águas quentes naturais do mundo.

O acesso aos três é ilimitado para os hóspedes. Assim como para todas as demais dependências do complexo. Caso de seus oito restaurantes, seis bares molhados, pizzaria, lanchonete, hamburgueria e a Bello Gelatto, com um sorvete artesanal produzido no próprio resort.

Toldo-1.jpg

Toldo do Bosque, palco de shows e de espetáculos noturnos. Foto: Caroline de Oliveira.

E se você é um hóspede daqueles que gostam de baladas, tem ainda passe livre para o Toldo do Bosque, onde todas as noites acontecem shows musicais e espetáculos variados, para o Stella Artois Lounge e para o Clube Chopp Brahma. Nesses dois últimos, além de petiscos, você vai poder degustar cervejas, chopes, vinhos e outras bebidas.

Diversão – E, nada melhor para renovar as energias dispendidas na noitada que uma boa aventura pelo Hot Park, a maior sensação do município. Como hóspede, você tem direito a desfrutar mais de 20 atrações, desde as radicais até as mais relaxantes, como a hidromassagem em banheiras de água quente e o Lazy River (um rio artificial de 238 m que é percorrido em boia).

praia-do-cerrado-hot-park.jpg

Sem falar da belíssima Praia do Cerrado. Vigiada à distância da Serra de Caldas, tem águas quentes com oito diferentes tipos de ondas, além de areia fina e branquinha, originada do processo de exploração de resíduo de cristais extraídos na região de Cristalina, cidade goiana situada a 280 km de distância.

Mas as aventuras são muitas e é bom saber que algumas delas são cobradas à parte. Caso da megatirolesa, do rapel, do arvorismo, do mergulho ecológico e do Bird Land, um grande viveiro onde moram 200 espécies de aves, entre corujas, flamingos, araras, tucanos e outras.

megatirolesa

Fique ciente também que é impossível desfrutar de todas as atrações do Hot Park em um único dia – é preciso ter mais tempo para fazer isso. Daí a importância de planejar bem a sua viagem, garantindo preços mais convidativos.

Algumas empresas turísticas como a CVC oferecem pacotes e voos fretados para o circuito das águas quentes. Os pacotes também podem ser adquiridos na Valetur, operadora oficial do Rio Quente Resorts. Ou ainda, em outras quase três mil agências de viagens que se espalham pelo Brasil.

Ficou tentado? Então, compare o que as agências oferecem, pois elas disponibilizam serviços e preços diferentes – algumas operadoras incluem o traslado aéreo, outras não incluem nenhuma refeição no valor da diária. Portanto, é preciso saber o que procura, pesquisar e comprar o pacote de acordo com as suas necessidades.

img_9376 Caroline de Oliveira

Piscinas do Parque das Fontes: águas captadas do Rio Quente. Foto: Caroline de Oliveira.

Mais um lembrete: as diárias no Hotel Turismo podem ou não ser em sistema de meia pensão (com café da manhã e almoço) e incluem cortesia para até duas crianças (12 anos incompletos) desde que na mesma acomodação dos pais. Todas as tarifas são acrescidas de impostos, taxas de serviço e taxa de turismo.

Dito isso, agora planeje sua viagem, arrume a mala e vá vivenciar a natureza bem de perto. Boa Viagem!

Informações: rioquenteresorts.com.br

 

A jornalista Fabíola Musarra viajou a convite do Rio Quente Resorts.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

%d blogueiros gostam disto: