Quanto mais você viaja, mais educa

Na hora de viajar, não deixe de incluir em sua bagagem uma pitada de economia e uma boa dose de transformação social e solidariedade. Saiba como.

Vista Aérea dp Bairro de Capivari - Campos do Jordão - SP

Por Fabíola Musarra

Você é daqueles que adoram viajar? Então, o que acha de colocar os pés na estrada, conhecer ou revisitar lugares divinos do destino, economizar nas diárias do hotel e ainda, sem gastar nenhum centavo, contribuir com a educação e com o aumento da autoestima de centenas de brasileirinhos? Isso não é um sonho. Nem tampouco demagogia. Ao contrário, com um pouco de planejamento (como, aliás, requer toda viagem), qualquer mortal pode desfrutar de uma inovadora ação idealizada pela Gaia+.

A entidade é uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip). Foi fundada em 2014 e é responsável pela criação e pelo desenvolvimento do Viagem do Bem, um programa social que tem como objetivo transformar o dia a dia de crianças e jovens em situação de vulnerabilidade, possibilitando que atinjam o máximo de suas potencialidades por meio da educação e da integração entre corpo e mente.

“Em nossas atividades, disseminamos não apenas conhecimento, mas valores como otimismo, perseverança e cidadania”, explica Eduardo Pacífico, diretor-geral da Gaia+. “A garotada tem muita energia e ela deve ser canalizada para uma transformação positiva. Os pequenos e os jovens conhecem a própria realidade e podem se engajar e contribuir com ideias inovadoras e soluções práticas para melhorar a qualidade de vida do bairro e da comunidade onde vivem”, acrescenta.

Eduardo Pacífico, diretor-geral da Gaia +, ao lado de crianças e jovens atendidas pela Gaia+

Para concretizar esses ideais, o pessoal do Viagem do Bem faz parcerias com hotéis, secretarias municipais de educação, organizações e empresas associadas ao Convention & Visitors Bureau, conseguindo reduzir o custo dos serviços aos turistas. Por sua vez, os empreendimentos participantes revertem parte dos lucros ao programa. Com isso, todo mundo sai ganhando: o turista economiza nas diárias de sua hospedagem e recebe descontos e mimos de restaurantes, lojas e demais estabelecimentos integrantes do projeto.

Já os hotéis e as pousadas conseguem ter lucros nos períodos de baixa temporada, quando o índice de ocupação é bastante reduzido. Mas não é só. Ao captar um maior número de visitantes para a cidade, a iniciativa também movimenta a economia de restaurantes, lojas e atrativos turísticos locais. E, o mais importante, melhora a autoestima e incentiva crianças e jovens a transformar o seu futuro, o de sua comunidade, o de seu país e do mundo.

Campanhas da Gaia+ para incentivar a cidadania e o respeito às diferenças

“Ao financiar projetos educacionais capazes de modificar a realidade de jovens, o Viagem do Bem possibilita que turistas tenham acesso aos melhores hotéis e experiências inesquecíveis, deixando o seu legado no destino”, resume Cleber Isaac Ferraz, um dos idealizadores da iniciativa. “O programa brinda ainda a cidade com um projeto social transformador e os seus empreendimentos vendem diárias que estariam vacantes, divulgam suas marcas e ainda recebem um selo de Hotel do Bem”, completa.

O bem nas alturas – Não é tudo. Ao converter parte da receita das diárias em recursos, o projeto torna-se autossustentável e replicável – em setembro do ano passado, a iniciativa beneficiou mais de 600 crianças e jovens de duas escolas públicas de Florianópolis, em Santa Catarina. Agora, pretende favorecer a lindíssima Campos de Jordão, postal desenhado com esmero na Serra da Mantiqueira do Estado de São Paulo. Ali, no município situado a quase 1.700 metros acima do nível do mar, o Viagem do Bem será realizado de 10 a 12 e de 17 a 19 de março.

Araucária em Campos do Jordão - Foto Caroline de Oliveira.jpg

Anote as datas, planeje a sua viagem e faça a sua reserva na Topa Viagens, agência responsável pela venda dos pacotes. Depois, aproveite tudo de bom que essa glamorosa estância climática paulista pode te oferecer neste período, quando, com o apoio do Convention & Visitors Bureau de Campos do Jordão e Região, alguns hotéis e pousadas da cidade serrana estarão com diárias mais convidativas e muitas de suas atrações turísticas, de suas lojas e de seus bares e restaurantes vão oferecer descontos e mimos aos hóspedes do Viagem do Bem.

As diárias oferecidas nesses finais de semana prometem contemplar todos os gostos e bolsos. Assim, você pode escolher aquele que é o seu número entre as opções de hospedagem que participam da iniciativa. São elas: o Hotel Toriba, o Surya-Pan, o Palazzo Reale, o Le Renard e as pousadas Portal das Cerejeiras e Joia da Serra. Com o repasse de parte da renda obtida por esses empreendimentos hoteleiros, o Viagem do Bem, ao longo de todo este ano, vai implantar projetos educacionais de alto impacto em de Campos do Jordão.

Mariana Scofano, do Gaia+ - Foto Caroline de Oliveira

Na prática, a entidade pretende que a implementação de seus projetos educacionais na cidade transforme a realidade de mais de 600 crianças e adolescentes das escolas públicas Amadeu Carletti Junior e Octavio da Matta, selecionadas conforme orientação da Secretaria Municipal local. “Nossa ideia é aumentar a felicidade e o bem-estar desses alunos estimulando e desenvolvendo valores e aprimorando seu padrão mental”, diz Mariana Scofano, do Gaia+.

Para isso, profissionais qualificados do Gaia+ vão promover encontros presenciais de uma hora com os estudantes (quatro por mês nos demais dez meses restantes de 2017). Também serão realizadas diversas atividades lúdicas, com jogos e brincadeiras, para que as crianças e os jovens aprendam técnicas e modifiquem a sua maneira de entender e interpretar o mundo, tornando-se capazes de mudar as suas próprias realidades e o futuro.

Vale lembrar que as atividades que fazem parte do projeto educacional da Gaia+ estão baseadas no seguinte tripé: Hora do Comunicar, Hora do Pensar e Hora do Brincar. O primeiro envolve leitura, escrita e comunicação oral dos alunos, enquanto o segundo trabalha o raciocínio lógico e matemático. Já as atividades do último estimulam o trabalho em equipe, a amizade, o autoconhecimento, o autocontrole e a autoconfiança.

Conto de fadas – Sonho de consumo de dez entre dez turistas do Norte ao Sul do País, Campos de Jordão é mesmo uma cidade mágica. Com simpáticos chalés alpinos que remetem a memória às construções europeias, a cidade, que é tida como a Suíça brasileira, ostenta deslumbrantes paisagens recortadas por araucárias e pinheiros, pelo friozinho e pelo ar puro da montanha. Abriga ainda em seu solo ótimos hotéis, dezenas de charmosas malharias e lojas, chocolaterias, bares e restaurantes. Sem deixar de lado sua efervescente vida noturna.

Palácio Boa Vista - Campos do Jordão - SP.jpg

Como os pacotes dos hotéis e pousadas envolvidos no projeto começam na sexta-feira e terminam no domingo, você terá de programar bem o seu tempo se quiser visitar algumas das irresistíveis atrações da cidade. Para facilitar, seguem algumas dicas. No bairro Alto da Boa Vista, o Palácio Boa Vista é uma delas. Residência oficial do governador do Estado de São Paulo, oferece visitas guiadas e gratuitas, com direito a uma aula de história e contemplação de obras de modernistas de Tarsila de Amaral, Anita Malfatti, Portinari, Di Cavalcanti e Brecheret.

Auditório Cláudio Santoro em Campos do Jordão - foto Caroline de Oliveira.jpg

Também o Auditório Cláudio Santoro, onde todo o mês de julho acontece o badalado Festival de Inverno, merece a sua visita. Fica pertinho do Palácio Boa Vista e seu vasto jardim guarda o Felícia Leirner, um museu ao ar livre com 80 esculturas em gesso, ferro e bronze da artista polonesa. Por ali também fica um mirante para contemplação da Pedra do Baú, o maior ícone da Serra da Mantiqueira.

Museu Felícia Leirner - Campos do Jordão - SP

Programa obrigatório para os adeptos de adrenalina e emoções fortes, a imponente pedra de 1.950 metros de altura, cujo pico só pode ser atingido por meio de longas trilhas e íngremes escaladas, faz parte de um complexo formado por outras duas rochas: a Ana Chata (1.670 m) e a Bauzinho (1.760 m e acessível de carro). Embora o complexo esteja situado na vizinha cidade de São Bento do Sapucaí, a Pedra do Baú pode ser admirada de muitos outros pontos de Campos do Jordão.

Pedra do Bau - Campos do Jordão - Foto Caroline de Oliveira.jpg

Caso do mirante do Parque Amantikir, onde graciosos jardins temáticos, habitados por plantas e árvores de todos os cantos do planeta, tornam o passeio inesquecível. Imperdíveis também são o cordeiro do Restaurante Confraria do Sabor e as massas artesanais servidas pelo Nonna Mimi, uma impecável cantina italiana. Esses, porém, não são os únicos endereços da excelente gastronomia. Ao contrário, a cidade oferece ótimas e diversificadas opções para os amantes do bom garfo, incluindo cafeterias com deliciosos e bem-servidos cafés coloniais.

Parque Amantikir - Campos do Jordão - SP

Se o seu negócio é agito e burburinho, o point é a Baden Baden, ponto de azaração e de encontro de gente bonita e descolada situado na Vila Capivari. Como a cervejaria é disputadíssima, chegue com bastante antecedência se quiser encontrar uma mesa. E já que está neste epicentro turístico onde tudo acontece em Campos do Jordão, faça uma caminhada e inclua em seu passeio stops nas malharias, lojas de doces e compotas caseiros e chocolaterias que por ali se multiplicam.

Aventura no Rancho - Campos do Jordão - SP.jpg

Ainda no pulsante centrinho da Vila Capivari, não deixe de observar as flores, as árvores e os jardins. Repare ainda nas luzes amareladas dos postes que iluminam as ruas e nos barzinhos, com aquecedores tipo lareira e música ao vivo, que conferem um bucólico colorido ao lugar.  E se você curte aventuras radicais, dê uma esticada ao Aventura no Rancho, com tirolesa de 800 metros de extensão e 100 metros de altura, arvorismo, trilhas, water trekking e cavalgadas.

Por último, não se esqueça que Campos do Jordão não se resume apenas a esses atrativos. Conta ainda com teleférico até o Morro do Elefante, a Ducha de Prata, o Horto Florestal e os antigos bairros de Jaguaribe e Abernéssia, o centro oficial e comercial da cidade. Há ainda o passeio de Maria-Fumaça por trilhos centenários que conduzem à cidade de Santo Antônio do Pinhais, brindado com cenários indescritíveis, intercalados por vilarejos, paisagens campestres e belezas naturais.

Sem falar do simpático bondinho urbano de estilo inglês que cheio de graça atravessa os bairros centrais da cidade, dos antigos mosteiros e igrejas, dos museus… Campos, como a cidade mais alta do Brasil é carinhosamente chamada pelos paulistas, é tudo isso e muito mais. Mas essas e todas as suas demais atrações são assunto para uma próxima aventura. Por enquanto, aproveite o fim de semana. Boa diversão!

SERVIÇO

Gaia + – Está sediada em Piracicaba, no interior de São Paulo, onde desde 2015 atua na área de cidadania, educação, divulgação científica e ecologia, oferecendo gratuitamente às crianças e aos jovens de escolas públicas da cidade atividades educacionais, além de café da manhã, almoço e lanche da tarde. Em 2016, atendeu mais de duas mil crianças entre os projetos Gaia + Cidadania, Gaia + Educação e Gaia + Novo Jeitinho Brasileiro. Em breve, a entidade pretende expandir o Viagem do Bem para outros hotéis e resorts do Brasil e do Exterior.

Auditada anualmente pela Deloitte, a Gaia+, ao lado de seus parceiros, vem transformando a vida de crianças que teriam poucas oportunidades de serem desafiadas para o aprendizado tanto intelectual quanto emocional. Entretanto, há muito a evoluir e qualquer ajuda é bem-vinda. Rua Tiradentes, 483, centro, Piracicaba, (19) 3302-5916, sites www.viagemdobem.org.br e www.gaiamais.org.br.

 Onde comprar

Topa Viagens – A agência é o canal oficial de vendas do pacote. Para obter informações sobre os hotéis e pousadas participantes do Viagem do Bem e fazer a reserva, acesse topaviagens.com.br/pacotes-personalizados/pacote/campos-do-jordao

Passeios

Palácio Boa Vista – Além das obras dos modernistas brasileiros, reúne ainda uma coleção de artes sacras, pratarias, louçarias, tapeçarias e móveis dos séculos 17, 18 e 19. Av. Dr. Adhemar de Barros, 3.001, Alto da Boa Vista, tel. (12) 3668-9759, site www.palacioboavista.com.br.

Auditório Cláudio Santoro e Museu Felícia Leirner (www.museufelicialeirner.org.br) – Av. Dr. Luís Arrobas Martins, 1.880, Alto da Boa Vista, tel. (12) 3662-3166.

Parque Amantikir – O passeio guiado pelo parque dura entre 1h20 a duas horas. Os guias são excelentes e, se quer uma indicação, solicite o Alison Vinicius Oliveira do Amaral, um profissional que é apaixonado pelo que faz e é extremamente paciente com os integrantes do grupo. Rodovia Campos do Jordão/Eugênio Lefevre, 215, Gavião Gonzaga, tel. (12) 3662-5044, site www.amantikir.com.br.

Parque Amantikir - Foto Elíria Buso.jpg

Aventura no Rancho – Com oito chalés destinados a casais e famílias e prestes a inaugurar casas em árvores, oferece aventuras radicais e também possui centro de eventos. Av. Pedro Paulo, 7.997, tel. (12) 3663-7400, site aventuranorancho.com.br.

Cervejaria e restaurantes

Confraria do Sabor – Com pé direito alto e ambiente amplo e glamoroso, oferece gastronomia de primeira, com pratos e sucos criados com maestria pelo chef Fernando Couto. Av. Victor Godinho, 191, Capivari, telefone (12) 3663-6550, site www.confrariadosabor.com.br.

Nonna Mimi – A concorrida cantina italiana tem seu ponto alto nas massas artesanais. Também oferece opções como a perna de cabrito, o bacalhau e a truta da montanha. Av. Januário Miraglia, 2.438, Jaguaribe, tel. (12) 3662-3522, site nonnamimi.com.br.

Cervejaria Baden Baden – Além das cervejas artesanais e de tentadores petiscos, disponibiliza um tour guiado ao seu interior onde é possível conferir de perto o processo de fabricação da bebida. Av. Matheus C. Pinto, 1.653, Santa Cruz, tel. (12) 3664-2004.

Hotéis

Flat Hotel Palazzo Reale – Disponibiliza acomodações tanto para casais como para famílias, com sala e cozinha americana equipada com microondas e geladeira. Já os apartamentos standard, casal ou duplo possuem lençol térmico, tevê por assinatura, aquecimento interno e frigobar. Na área de lazer, oferece piscina aquecida e coberta, hidromassagem, saunas seca e úmida, fitness e sala de jogos com mesa de carteado, sinuca e hockey de mesa.

Conta ainda com sala com computadores e acesso a internet wi-fi, bar, restaurante, bar, estacionamento fechado e recepção 24 horas. A diária inclui o café da manhã, com uma grande variedade de itens, entre bolos, tortas e pães caseiros. Rua Rafael Pelegrini Gianotti, 299, Capivari (Centrinho Turístico de Campos do Jordão), apenas 500 metros de locais como Baden Baden, Estação do Trenzinho e teleférico. Tel. (12) 3669-9600, site www.palazzoreale.com.br.

Surya Pan Hotel & Eventos – Está instalado em uma área de 380 mil m2, com privilegiada vista para a Serra da Mantiqueira e para a Pedra do Baú. Com 10 km de trilhas e estradas privativas num bosque, oferece oito bangalôs suspensos, 15 suítes, restaurante, lounge, recepção, salão de eventos, piscina climatizada com raias semiolímpicas com borda infinita, capela e estacionamento com capacidade para mais de mil carros. Está localizado no bairro Alto da Boa Vista, entre a Av. Dr. Ademar de Barros e Av. Alto da Boa Vista, ao lado do Palácio do Governo e do Auditório Claudio Santoro, a 2 km do centro comercial e a 6 km do centro turístico. Tel. (12) 3664-3556, site www.suryapan.com.br.

Hotel Toriba – Inaugurado em 1943, é um hotel com arquitetura em estilo alpino abraçado pelo verde. Pelos seus dois milhões de metros quadrados espalham-se piscina aquecida, quadra de tênis, academia com vista para a floresta, sauna e hidromassagem cercada por pinheiros nativos e jardins de flores, além do Restaurante Pennacchi e do romântico Toribinha Bar, famoso pelo ambiente intimista e pelos deliciosos fondues. A hospedagem inclui wi-fi gratuito.

Os quatros com varanda são aquecidos e equipados com tevê a cabo, telefone e frigobar. Os chalés dispõem de uma cozinha completa, assim como de área de estar. O café da manhã, com generoso bufê de pães e doces caseiros, é servido na sala de refeições com vista panorâmica. Abriga ainda uma sala de jogos, trilha privativa para caminhadas, uma fazendinha e estacionamento. Está distante a 8 km de Capivari. Av. Ernesto Ddiederichsen, 2.962, tel. (12) 3668-5000, site www.toriba.com.br.

Hotel Le Renard – Considerado como um dos Melhores Hotéis do Brasil pelo TripAdvisor em 2016, exibe visual em estilo normando seguindo as características de Campos do Jordão. Possui 30 apartamentos, com internet wireless, aquecimento no piso dos banheiros, aquecedor de toalhas, calefação de parede, cama queen size e cofre eletrônico, entre outras mordomias. Abriga ainda piscina aquecida adulto e infantil, sauna a vapor e seca, sala de ginástica, sala de massagens, bar, restaurante, centro de eventos, serviço de transfer em carro e estacionamento com manobrista. Rua Eng. Souza Campos Júnior, 50, Capivari, tel. (12) 3669-2220, site: www.lerenard.com.br.

Pousada Portal das Cerejeiras – Eleita pelo Guia 4 Rodas como a melhor pousada custo/benefício de Campos do Jordão, disponibiliza suítes Master e Premium com DVD e tevê LCD, banheiros setorizados, sistema de calefação italiano, sala de café com lareira e tevê LCD, jardim de inverno e pub com jogos de mesa. Também oferece acomodações para portadores de necessidades especiais, internet wi-fi, Business Center, serviço de massagem e estacionamento fechado com portão automatizado, monitorado por câmeras 24 horas. Rua Alcídio Vitorino de Souza, 40 – Vila Loli, tel. (12) 3664-4730, site:www.portaldascerejeiras.com.br.

Pousada Joia da Serra – Circundada pelo verde, oferece internet wi-fi e acomodações aconchegantes para casais e quartos duplos e triplos, todos equipados com aquecimento central e aquecedor de ambiente, telefone, frigobar, tevê e DVD. Possui ainda estacionamento, american bar e sala de televisão com lareira. Rua Rubens de Moura Leite, 257, Alto da Vila Inglesa, tel. (12) 3663-1247, site www.pousadajoiadaserra.com.br.

 

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

%d blogueiros gostam disto: