Campos do Jordão – Cantinho dos Alpes em São Paulo

Portal de Campos do Jordão - SP
Localizada na Serra da Mantiqueira a quase 1.700 m de altitude, a cidade paulista também conhecida como a Suíça Brasileira é puro charme no inverno.

Por Fabíola Musarra

As temperaturas abaixo de zero e o clima puro das montanhas colorem Campos de Jordão, no interior de São Paulo, com um glamour mágico no inverno. Com céu azul apesar do frio intenso, e ruas floridas permeadas por araucárias e pinheiros, a cidade situada na Serra da Mantiqueira, a 1.628 m de altitude, é a mais alta do Brasil, atraindo milhares de turistas, sobretudo nesta estação do ano.
Motivos não faltam para isso, desde assistir as apresentações do famoso festival internacional de música erudita até admirar as casas, lojas e construções inspiradas nos chalés europeus. Logo na entrada, o Portal de Campos de Jordão, também com design influenciado por esse estilo, revela o tom que você encontrará na cidade, também conhecida como a Suíça Brasileira.

O céu de inverno em Campos costuma ser bem azul, apesar do frio intenso. Na foto, o Restaurante Matterhorn.
O céu de inverno em Campos costuma ser bem azul, apesar do frio intenso. Na foto, o Restaurante Matterhorn.

Antes de ingressar neste universo encantado, é bom saber que nas férias de julho ele é invadido por mais de um milhão de pessoas. Então, se quiser ter uma estadia sem aborrecimentos faça com antecedência as reservas nos passeios que pretende fazer por lá.

O mesmo vale para a hospedagem. Embora a cidade ofereça ampla e diversificada oferta hoteleira, não será nada fácil encontrar vagas em um de seus hotéis ou pousadas se deixar para fazer isso na última hora.

Muitas casas e construções da cidade são inspiradas em chalés de estilo europeu.
Muitas casas e construções da cidade são inspiradas em chalés de estilo europeu.

Reservas à parte, muitas das atrações deste charmoso paraíso estão concentradas na Vila Capivari, o pulsante centro turístico da cidade. Passarela por onde desfilam pessoas bonitas e elegantes de todas as idades, o bairro concentra grande número de barzinhos, café, restaurantes, hotéis, malharias, lojas e shopping centers.

Vila Capivari, o pulsante centro comercial de Campos do Jordão.
Vila Capivari, o pulsante centro comercial de Campos do Jordão.

Também é da burburante Capivari, da Estação Emílio Ribas, que parte um simpático bondinho um “lúdico trenzinho” em estilo inglês. Ele passa pelas vilas Jaguaribe e Abernéssia até chegar à Parada São Cristóvão, no perímetro da cidade. Em julho, o bondinho é substituído por uma Maria-Fumaça.

O simpático "trenzinho" urbano em estilo inglês parte da Estação Emílio Ribas.
O simpático “trenzinho” urbano em estilo inglês parte da Estação Emílio Ribas.

Ainda nessa estação, você pode embarcar a bordo da locomotiva para a vizinha Santo Antônio do Pinhal. O trajeto de menos de três horas de duração e 19 km de descida da serra é intercalado por vilarejos, paisagens campestres e belezas naturais do Vale do Lageado, onde a Maria-Fumaça atinge o ponto mais alto das ferrovias brasileiras.

Os trilhos centenários desta estrada de ferro também podem te conduzir em uma bucólica viagem à cidade de Pindamonhangaba, na região do Vale do Paraíba e distante 47 km de Campos do Jordão.
Jardim suspenso – Na praça de Capivari, você dificilmente vai resistir a tentação de subir em teleférico ao cume do Morro do Elefante, a 1.800 m acima do nível do mar. Lá, no alto do mirante, está um majestoso jardim suspenso, de onde se tem uma linda vista da cidade.

Teleférico de Campos do Jordão, leva ao topo do Morro do Elefante.
Teleférico de Campos do Jordão, leva ao topo do Morro do Elefante.

Nada, porém, é mais gostoso para curtir (e combater) o frio do que saborear um chocolate quentinho, uma caprichada fondue ou uma refeição regada a um bom vinho, pontos altos da gastronomia local.
Diversos barzinhos e restaurantes, inclusive alguns instalados em hotéis, servem essas divinas especialidades. À noite, em muitos deles, elas são embaladas pelo calor aconchegante de uma lareira e música ao vivo.

Baden Baden, a cervejaria artesanal é um animado ponto de encontro e paquera.
Baden Baden, a cervejaria artesanal é um animado ponto de encontro e paquera.

Campos do Jordão, por sinal, é o lar da alegre Baden Baden, uma concorrida cervejaria artesanal e badalado point de agito e paquera. Em seu interior, você pode degustar várias marcas, além de aprender sobre o processo de fabricação da cerveja.

Também na loja da fábrica Chocolate Araucária, na Vila Jaguaribe, através de uma parede de vidro, você pode conferir como é feita essa milenar tentação latino-americana, além de poder comprar doces, geleias e compotas.

No local funciona ainda um museu, onde painéis e vídeos retratam a história do chocolate. Se estiver com frio ou faminto, aproveite para tomar um cafezinho ou chocolate quente acompanhado por uma das delícias do menu à base de cacau.

Impossível visitar Campos do Jordão sem provar um dos muitos tipos de fondue. Na foto, o de chocolate.
Impossível visitar Campos do Jordão sem provar um dos muitos tipos de fondue.

Turismo ecológico – O inverno brinda Campos de Jordão, transformando seus bairros e arredores em cenários perfeitos para caminhadas e passeios a cavalo, de bike e de carro.

A 2 km de Capivari, o Bosque do Silêncio é um endereço legal para você curtir o clima puro de Campos do Jordão, consagrado como o melhor do Brasil. Ali, se preferir, pode praticar o arborismo, percorrendo as trilhas nas copas de árvores em circuitos com duração de meia hora até três horas (o completo).

Independentemente de sua escolha, a aventura é acompanhada por guias e monitores. E para a alegria das crianças de 3 a 9 anos há o Arbo-Kids. Nos fins de semana, as saídas acontecem a cada hora e meia, a partir das 9 h até às 16h30. Durante os dias úteis é preciso combinar.

Outras boas opções para curtir a magia das paisagens desenhadas pelo inverno e desfrutar o ar puro da serra são o Horto Florestal, os jardins do Parque Amankitir e o Parque Floresta Encantada, com graciosas casinhas espalhadas em 12 mil metros quadrados.

O lindo Parque Amantikir abriga diferentes tipos de Jardins.
O lindo Parque Amantikir abriga diferentes tipos de Jardins.

Já nas plataformas da Ducha de Prata, você tem uma visão da queda das águas vindas do ribeirão Perdizes. Embora seja bem parecida com as esculpidas pela natureza, a cachoeira foi criada artificialmente para atrair turistas. A seu redor espalham-se barraquinhas onde é possível comprar chocolates, gorros, cachecóis e mimos para presentear.

Caso você seja adepto das emoções fortes, sua estadia em Campos de Jordão pode te brindar com aventuras de muita adrenalina, desde o montanhismo e rapel até os mergulhos em geladas águas das cachoeiras.
Escalar as estreitas paredes rochosas até o topo da Pedra do Baú é só uma delas.

A Pedra do Baú é um dos ícones dos esportes de montanha em Campos do Jordão.
A Pedra do Baú é um dos ícones dos esportes de montanha em Campos do Jordão.

Situado em São Bento do Sapucaí e com acesso via Campos do Jordão, o complexo é formado por três rochas: a Ana Chata (1.670 m), a Bauzinho (1.760 m e acessível de carro) e a do Baú (1.950 m), cujo pico só pode ser atingido por meio de longas trilhas e íngremes escaladas.

Doce sinfonia – O Festival de Inverno é uma tradição na cidade e você, certamente, não vai querer ir embora sem testemunhar a doce sinfonia deste evento de música erudita que é o maior do gênero da América Latina.

O festival acontece até o dia 2 de agosto e tem como palco principal o Auditório Cláudio Santoro (por si só já vale uma visita), além da Capela de São Pedro (Palácio Boa Vista), Concha Acústica na Praça do Capivari e igrejas de São Benedito e de Santa Terezinha.

Em julho, o centro das atenções é o Festival de Música Erudita, cujo principal palco é o Auditório Claudio Santoro.
Em julho, o centro das atenções é o Festival de Música Erudita, cujo principal palco é o Auditório Claudio Santoro.

A programação deste ano prevê a realização de 77 concertos de músicos, orquestras e conservatórios do Brasil e do Exterior, além da segunda edição do Festival de Coral.

Se você pretende assistir um ou mais os concertos de música clássica, pode conhecer a programação completa deste ano no site www.festivalcamposdojordao.org.br

Campos do Jordão é, sem dúvida, um programa obrigatório para quem gosta de viajar na estação mais fria do ano. Se você é uma dessas pessoas, arrume as malas e vá curtir o glamour mágico da cidade no inverno. Você vai amar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

%d blogueiros gostam disto: