Um dos mais novos Estados brasileiros – foi criado em 1988 –, Roraima possui apenas 15 municípios que são ligados pela Rota 174, a única estrada que une as suas cidades de sul a norte e vice-versa. Tem pouco menos de 500 mil habitantes e é um destino turístico fantástico, especialmente para quem quer conhecer paisagens de beleza quase primitivas e uma Amazônia repleta de cenários selvagens que praticamente ainda não sofreram a interferência da ação humana.
Os roteiros para lá normalmente incluem Boa Vista, a capital situada às margens do Rio Branco que foi planejada em forma de leque e tem avenidas largas iluminadas por bucólicas luzes amarelas. Mas as agências de viagens também disponibilizam opções para sobrevoar ou escalar os 2.700 metros do paredão de pedra da segunda maior montanha do Brasil, o majestoso Monte Roraima, além de pacotes que dão direito a conhecer as trilhas e cachoeiras da linda Serra do Tepequém, em Amajarí, na fronteira com a Venezuela.
A Roraima Adventures é uma dessas agências. Além dos roteiros “tradicionais”, oferece pacotes bem direcionados àqueles que curtem fazer trekking, acampar e estar em contato direto com a natureza. Caso do tour de Salto Angel, a maior cachoeira em queda livre do planeta, na Venezuela. A viagem de nove dias parte de Boa Vista e dá direito à observação da fauna e flora dos dois países e à exploração do lado ocidental do Parque Nacional Canaima, no Estado de Bolivar, sul da Venezuela. Detalhes sobre a viagem, você encontra na homepage da Roraima Adventures (http://www.roraima-brasil.com.br).