Lançamento da Editora Larousse reúne os melhores filmes de todos os tempos, dos clássicos aos contemporâneos
Por Fabíola Musarra
![]() |
501 filmes que merecem ser vistos
Ann Lloyd, Rob Hill, Ronald Bergan, Chris Darke, Cara Frost-Sharratt e Paul Frost-Sharratt, Ed. Larousse , 544 págs., R$ 99.
Indispensável para os amantes da sétima arte, apresenta as produções clássicas e contemporâneas que marcaram a história do cinema, sob a perspectiva de seis críticos. Na realidade, a obra não é direcionada apenas aos aficionados por cinema, mas também àqueles que gostam de assistir a bons filmes, planejar as produções de seu fim de semana, aprofundar seus conhecimentos sobre os filmes ou ainda que estejam organizando a sua própria cinemateca.
Inicialmente, os autores selecionaram e relacionaram neste lançamento da Editora Larousse os filmes por gênero: ação/aventura e épicos, comédia, drama, terror, musical, romance, ficção científica e fantasia, mistério e suspense, guerra, faroeste. Em seguida, consultaram as várias listas de “melhores” filmes sob o ponto de vista dos críticos.
Por último, foi examinada a consistência do trabalho de cada diretor, ator, operador de câmera e equipe que contribuiu para a década ou para as décadas apresentadas cronologicamente no livro. Também foram examinados filmes que complementaram ou contrastaram com outro dentro de seu gênero ou que refletiram a época em que foram produzidos. Há espaço também para filmes brasileiros, como Cidade de Deus (2002), de Fernando Meirelles.
O resultado é este guia ilustrado de excelente conteúdo – cada filme vem acompanhado por sinopse do enredo; ficha técnica com a lista do elenco, produção e direção; lista de indicações ao Oscar e premiações pela Academia e pelos principais festivais internacionais de cinema.
Traz ainda informações dos bastidores e a análise de um especialista no gênero que justifica a inclusão da produção nesta obra. Mas o melhor mesmo é que a maioria dos títulos sugeridos nesta publicação é facilmente encontrada para venda em DVD.