Para os amantes da sétima arte

Lançamento da Editora Larousse reúne os melhores filmes de todos os tempos, dos clássicos aos contemporâneos

Por Fabíola Musarra

501 filmes que merecem ser vistos
Ann Lloyd, Rob Hill, Ronald Bergan, Chris Darke, Cara Frost-Sharratt e Paul Frost-Sharratt, Ed. Larousse , 544 págs., R$ 99.

Indispensável para os amantes da sétima arte, apresenta as produções clássicas e contemporâneas que marcaram a história do cinema, sob a perspectiva de seis críticos. Na realidade, a obra não é direcionada apenas aos aficionados por cinema, mas também àqueles que gostam de assistir a bons filmes, planejar as produções de seu fim de semana, aprofundar seus conhecimentos sobre os filmes ou ainda que estejam organizando a sua própria cinemateca.

Inicialmente, os autores selecionaram e relacionaram neste lançamento da Editora Larousse os filmes por gênero: ação/aventura e épicos, comédia, drama, terror, musical, romance, ficção científica e fantasia, mistério e suspense, guerra, faroeste. Em seguida, consultaram as várias listas de “melhores” filmes sob o ponto de vista dos críticos.

Por último, foi examinada a consistência do trabalho de cada diretor, ator, operador de câmera e equipe que contribuiu para a década ou para as décadas apresentadas cronologicamente no livro. Também foram examinados filmes que complementaram ou contrastaram com outro dentro de seu gênero ou que refletiram a época em que foram produzidos. Há espaço também para filmes brasileiros, como Cidade de Deus (2002), de Fernando Meirelles.

O resultado é este guia ilustrado de excelente conteúdo – cada filme vem acompanhado por sinopse do enredo; ficha técnica com a lista do elenco, produção e direção; lista de indicações ao Oscar e premiações pela Academia e pelos principais festivais internacionais de cinema.

Traz ainda informações dos bastidores e a análise de um especialista no gênero que justifica a inclusão da produção nesta obra. Mas o melhor mesmo é que a maioria dos títulos sugeridos nesta publicação é facilmente encontrada para venda em DVD.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: